25 de mai. de 2011

Parceria UPB e SETRE

Ontem, terça-feira, dia 24 de maio, foi realizada na sede da UPB uma reunião com Dr. Elias Dourado, chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) juntamente com o superintendente da UPB, Junior Muniz, para solicitar o apoio e a parceria da UPB na realização de Conferências Regionais que irão subsidiar a III Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente.

Durante a reunião foram definidos os municípios que serão sede das Conferências Regionais de Emprego e Trabalho Decente: Vitória da Conquista, Porto Seguro, Itabuna, Barreiras, Juazeiro, Região Metropolitana, Irecê e Alagoinhas. Essas reuniões serão realizadas até 15 de setembro. Logo após, está programada a III Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente nos dias 22 e 23 de setembro de 2011, em Salvador.

A conferência estadual será norteada por discussões a respeito da geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidade e tratamento; erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, notadamente, em suas piores formas; fortalecimento dos atores tripartites (governo, empregados e empregadores) e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática.

Estavam também presentes na reunião os representantes da SETRE, Everaldo Augusto e Helber Pacheco e os representantes da UPB, Jacira Cavalcanti, assessora da presidência e Wal Goulart, representante do setor jurídico. A próxima reunião ficou marcada para terça-feira, dia 07 de junho, às 9hs.

24 de mai. de 2011

CÓDIGO FLORESTAL: DILMA RECEBE 8 EX-MINISTROS

A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu, no final da manhã desta terça-feira (24), oito ex-ministros de Meio Ambiente que foram à Brasília pedir o adiamento da votação na Câmara Federal do novo Código Florestal. Ao final do encontro, eles declararam que a líder nacional acredita que o aumento do desmatamento está relacionado "à expectativa de aprovação" da proposta. O texto em discussão na Casa anistia produtores rurais que desmataram no passado. "A presidente manifestou preocupação com o aumento do desmatamento em 450% no Mato Grosso só com a expectativa de aprovação da lei", afirmou Marina Silva, primeira ministra do governo do ex-presidente Lula. Paulo Nogueira Neto, considerado o primeiro da área no país, afirmou que a motivação da manifestação dos ex-chefes de pastas é o futuro ambiental do país e da própria viabilidade da produção agrícola. Já Rubens Ricúpero, que ocupou o cargo entre 1993 e 1994, disse que afirmou à petista que, caso aprovado como o relator Aldo Rebelo (PCdoB) propõe, o novo Código será "um grande constrangimento para o Brasil na Rio+20", evento que o país sediará no próximo ano. "[Aprovar o texto] Dará um argumento extraordinário para países que [defenderão] que a nossa agricultura só é capaz de concorrer por uma razão desleal, por atentar contra a biodiversidade", comentou. Informações da Folha On Line.

Entidades protestam contra votação do Código Florestal

Entidades e ambientalistas protesta contra a votação do texto do Código Florestal, que deve ser votado nesta terça. Enquanto líderes partidários tentam acordo com o governo para votar o tema, em frente ao Congresso entidades usam faixas e cartazes para pedir a suspensão da votação. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se uniu ao Greenpeace. As entidades usaram faixas com os dizeres: “Congresso, desliga a motoserra”. Um grupo de ambientalistas, membros da organização World Wide Fund For Nature (WWF, Fundo Mundial para a Natureza em português), usou cartazes para protestar. Alguns cartazes criticavam o relator do texto na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). (G1)

Operação retira mais de 94 toneladas de peso excedente nas rodovias da Bahia

A Operação Carga Pesada realizada com o objetivo de evitar e prevenir acidentes, fiscalizando principalmente caminhões e carretas, retirou 94.113 Kg de sobrepeso das BRs baianas. As ações de fiscalização ocorreram nos municípios de Simões Filho, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras. Somente ontem, 13 condutores foram autuados por excesso de peso. O excesso de carga que circula nas rodovias danifica o asfalto provocando buracos e inclinações, causando risco iminente de acidentes. O período de chuvas corresponde ao período em que as estradas costumeiramente apresentam mais buracos, principalmente em consequência do excesso de peso que estes veículos imprimem ao asfalto que não é projetado para suportar tais cargas. (Tribuna)

Prefeito de Miguel Calmon convoca coletiva para anunciar programação do São João 2011

O prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião, Caca, concede entrevista coletiva à imprensa regional na manhã desta terça-feira 24, para falar sobre as festividades juninas no município. A entrevista será realizada na sede da prefeitura, onde o prefeito irá apresentar oficialmente atrações do São João 2011.
O tradicional “Arraiá Calça-Curta” será realizado entre os dias 22, 23 e 24. Este ano, as principais atrações são o sanfoneiro Dorgival Dantas, famoso por ser um dos maiores compositores do estilo forró do país; a banda jovem Seu Maxixe; o forrozeiro Santana, que canta e toca o autêntico forró pé de serra, além do seresteiro Zezo - O Príncipe Dos Teclados, que tem uma grande legião de fãs na região, dentre outras atrações.

15 de mai. de 2011

JMC fornece água para a população de Jacobina

A Jacobina Mineração e Comércio (JMC) está contribuindo temporariamente para o abastecimento do município de Jacobina ao permitir a captação de água da barragem do Rio Cuia pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). A água fornecida pela empresa é bombeada direta-mente para a estação de tratamento da Embasa. 
O apoio da JMC foi solicitado por executivos da Embasa e da Superintendência de Recursos Hídricos nas últimas semanas. “É gratificante saber que é possível contribuir para que a vida da população de Jacobina seja melhor, com mais qualidade. Os moradores e a Embasa podem contar com a Jacobina Mineração e Comércio para minimizar os problemas causados pela falta de chuva”, afirmou Sérgio Cardoso, gerente-geral da JMC.

Segundo Cardoso, a JMC é impulsionada pela produção e movida pela visão, a qual consiste, entre outros princípios, em participar do desenvolvimento das comunidades. "Entre as ações desenvolvidas com esse objetivo estão o Seminário de Parcerias, a campanha Natal sem Fome e, agora, o fornecimento temporário de água para a cidade", ressaltou.

Bahia de Feira vence o Vitória e conquista o título de campeão baiano

O Davi venceu o Golias. De forma heroica, o Bahia de Feira venceu o Vitória no Barradão por 2 a 1 e conquistou o inédito título de campeão baiano. A equipe de Feira de Santana demostrou desde os minutos iniciais que estava disposta a fazer história. Apesar de ter saído atrás no placar, o Tremendão manteve a determinação e, após dominar completamente o Leão no segundo tempo, chegou ao triunfo. Dentro do Barradão, o Bahia de Feira impediu o inédito pentacampeonato rubro-negro.
O heroi do interior foi João Neto. O atacante, que pode trocar o Bahia de Feira pelo Vitória nos próximos dias, mostrou que a negociação não mexeu com o seu psicológico. O atacante comandou as ações do time feirense e foi decisivo na partida. João deu o passe para o primeiro gol e marcou o segundo.
Com a conquista do Tremendão, o título de campeão baiano volta para Feira de Santana após 42 anos. A última vez que a segunda maior cidade baiana havia conquistado o troféu foi em 1969, com o Fluminense de Feira. A pequena torcida do Tricolor do interior fez muita festa ainda no Barradão. Festa que, nas próximas horas, vai tomar as ruas de Feira de Santana.

 VITÓRIA 1 X 2 BAHIA DE FEIRA
Viáfara; Nino, Alison, Renié, Eduardo Neto (Leo); Uelliton, Esdras, Mineiro; Elkeson , Geovanni (Neto Baiano) e Nikão (Rildo)Jair; Edson, Paulo Paraíba, Alex Alagoano, Alysso; Lau, Diones, Rogério, Bruninho; Carlinhos e João Neto
Técnico: Antônio LopesTécnico: Arnaldo Lira
Gols:  Geovanni aos 15 (Vitória); Alysson aos 45 do primeiro tempo (Bahia de Feira) e João Neto aos 21 do segundo tempo (Bahia de Feira)
Cartões amarelos: Bruninho, do Bahia de Feira; Nino, Alison, Leo, Uelliton, do Vitória
Cartão vermelho: Douglas (V)
Local: Estádio Manoel Barradas
Data: 15/05/2011
Árbitro: Cléber Abade (SP). Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Erick Bandeira (PE)

14 de mai. de 2011

Policia civil apreende mais 4 kg de maconha durante a operação pré-micareta

14/05 - Durante entrevista exclusiva ao radialista Mauricio Dias, da Rádio Clube 1200 Am de Jacobina, o delegado Élvio Brandão, coordenador da 16ª Coorpin noticiou a apreensao de mais de 4kg de maconha pronta para o consumo.
Segundo o delegado a droga apreendida foi resultado do trabalho investigativo que vem sendo feito por investigadores de sua equipe de trabalho. A droga seria provavelmente vendida durante o periodo da Micareta de Jacobina que começou nesta sexta-feira, 13. Outra informação importante divulgada pelo delegado foi a prisão de um homem conhecido como "Bahia", que segundo a policia é ex-presidiário e apontado como um dos traficantes do Bairro da Serrinha. Dr. Élvio Brandão relatou que 12 mandados de prisão expedidos pela justiça local e da região estão sendo cumpridos na operação que foi deflagada ontem a tarde e conta com o apoio da Policia Militar, comandada pélo Mj. Sérgio Moisés da 24ª CIPM.

10 de mai. de 2011

Jacofolia 2011 marca ensaio para o Centenário da Micareta de Jacobina

Micareta 2011, que acontece em Jacobina nos dias 13, 14 e 15 de maio, será o marco inicial das comemorações dos cem anos da festa em Jacobina. Segundo o ex-prefeito Leopoldo Passos, atual secretário municipal de Planejamento, é fundamental que a prefeitura valorize esse marco histórico, assegurando à Jacobina a patente de criadora da primeira micareta do Brasil. “Somos os fundadores de uma festa que hoje é conhecida internacionalmente. Então, é nosso dever apoiarmos e valorizarmos a Micareta de Jacobina”, afirmou Passos. Estudos históricos mostram que as Micaretas no Brasil tem origem nas festas populares trazidas pelos europeus, ainda na época da colonização. Realizadas entre o carnaval e a páscoa, período conhecido como quaresma, as Micaretas eram inicialmente chamadas de "Mi-careme" que, em francês quer dizer "meia-quarentena". Foi em Jacobina que a expressão original se transformou em Micareta. O primeiro registro histórico dessa mudança aconteceu em 1933, quando o jornal 'O Lidador' passou a estimular a realização das novas celebrações na cidade.
Apesar da expressão ter sido inaugurada na década de 30, a folia em Jacobina já tem registros desde 1912.
Neste ano, um italiano que morava na cidade, Sr. Porcino Maffei, organizou os festeiros em um grupo batizado de 'As Copas', o que seria um dos primeiros blocos de rua da Bahia. Isso não existia nem no município de Salvador que hoje é referência na folia momesca.